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sexta-feira, 6 de abril de 2012

Plano de aula Ciências - 2° Ano

CONTEÚDOS
OBJETIVOS
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
  
    
* Sistema solar: sol, plantas, satélite natural da terra e dos outros planetas, força da gravidade.
* Sol: fonte de energia.


* Matéria e energia: diversidade e propriedades:
* Matéria bruta e matéria viva: semelhanças e diferenças;
* Matéria bruta;
* Matéria viva;


* Seres humanos e necessidades básicas de matéria e energia: trabalho, alimentação, habitação e energia( natural e artificial).
* Reconhecer  a matéria e energia como componentes básicos  do espaço;

* Perceber a relação do homem com a matéria e energia e as modificações causadas por essa relação;


* Reconhece com auxilio do professor  a matéria e energia como componentes básicos  do espaço;

*  Percebe a relação do homem com a matéria e energia e as modificações causadas por essa relação;



1- LEITURA DO TEXTO

O SISTEMA SOLAR
             O Sistema Solar é constituído não só por planetas, com os seus satélites, mas também por milhares de asteroides e milhões de cometas. O Sistema Solar, é o sistema dominado por uma estrela central, o Sol, e pelos corpos que se movem em órbita, à sua volta . Neste conjunto, estão incluídos  oito planetas: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, e Netuno, os seus 61 satélites naturais, milhares de asteroides, cometas, meteoritos e poeira interplanetária.

   O Sol é a fonte mais rica de energia electromagnética do Sistema Solar, sendo também a estrela mais próxima. A seguir ao Sol, a estrela que se encontra mais próxima do Sistema, chama-se Próxima de Centauro.

 O Sistema Solar como um todo, incluindo as estrelas visíveis numa noite clara, ocupa um pequeno espaço de uma galáxia espiral à qual chamamos Via Láctea. A mais próxima grande galáxia, é a galáxia de Andrômeda.

 As estrelas que avistamos no céu e que, aparentemente, parecem ter o mesmo tamanho e distância da Terra, são em grande parte maiores que o nosso Sol, sendo cada uma delas pertencente a uma galáxia. As galáxias ocupam apenas uma centésima milionésima parte do Universo conhecido, e o espaço entre elas está a aumentar. A dimensão total do Universo é completamente desconhecida e talvez nunca venhamos a conhecer a sua verdadeira extensão.

-> AGORA QUE VOCÊ JA APRENDEU UM POUCO SOBRE O SISTEMA SOLAR VAMOS VER UM VIDEO QUE FALA SOBRE UMA GRANDE VIAGEM QUE DOIS GAROTOS FIZERAM ATE ELE? CLIQUE E ASSISTA...


2-ENCONTRE NO DIAGRAMA, OS PLANETAS QUE FORMAM O SISTEMA SOLAR.

O sol
            O Sol é a fonte de energia que domina o sistema solar. Sua força gravitacional mantém os planetas em órbita e sua luz e calor tornam possível a vida na Terra. A Terra dista, em média, aproximadamente 150 milhões de quilômetros do Sol, distância percorrida pela luz em 8 minutos. Todas as demais estrelas estão localizadas em pontos muito mais distantes.


3- REPRESENTE COM DESENHOS A IMPORTÂNCIA DO SOL PARA NOSSO PLANETA.


-Você sabem porque os planetas giram em torno do sol sem cair?
ENTÃO ASSISTA A MAIS ESTE VIDEO QUE FALA SOBRE A FORÇA DA GRAVIDADE.



    Explicar o conceito de força da gravidade.
 
            Quando deixamos um objeto cair, ele segue a orientação de todos os outros, o chão. Mas por que isso acontece? Isso ocorre em razão de uma força de atração existente no planeta Terra, chamado de força da gravidade. Ela é responsável por todas as coisas estarem na superfície, inclusive nós. Se a força da gravidade não existisse, seria impossível viver na Terra, pois todos os objetos e seres vivos estariam soltos no espaço.
     Experiência em dupla.

A FORÇA DA GRAVIDADE


MATERIAIS

* Um livro
* Uma folha de papel


COMO FAZER

* Coloque a folha de papel sobre o livro.
* Fique em pé, segure  livro com a folha à sua frente e solte-os.



4- DESENHE E ESCREVA O QUE ACONTECEU DURANTE A EXPERIÊNCIA.

5- VAMOS CONSTRUIR UM PLANETÁRIO EM SALA DE AULA.


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